sexta-feira, 23 de novembro de 2007

reúniao de 19 de novembro

RESUMO DOS TRABALHOS DA REÚNIÃO DE 19 DE NOVEMBRO DO COMITÉ DINAMIZADOR DO FSM - PENAFIEL



Na passada segunda feira, dia 19 de Novembro, esteve reunido o Comité Dinamizador do FSM – Penafiel, na delegação de Penafiel do Sindicato dos Professores do Norte, para coordenar as actividades a desenvolver no âmbito do Dia de Mobilização e Acção Global de 26 de Janeiro de 2008 do Fórum Social Mundial.
Integram neste momento o Comité Dinamizador as seguintes organizações, para além de cidadãos a título individual.

“AARIS” – Associação dos Amigos do Rio Sousa
“AJA” –Associação José Afonso
“ATTAC” – Associação para a Taxação das Transacções financeiras para Ajuda ao Cidadão
“CADERNOS DO CAOS”
“NOVELARTECINE”
“SPN”- Sindicato dos Professores do Norte Delegação de Penafiel
“TERRA VIVA! - Associação de Ecologia Social (núcleo do Porto)

Nesta fase de coordenação e preparação do dia de Mobilização e Acção Global do FSM, foram avançadas as seguintes ideias:

· Organização de debates sobre questões de natureza social, como Cidadania, Pobreza, Ambiente; havendo outros temas ainda a definir.
· Assinalar de forma visível a semana de Mobilização através de acções de rua como: Colocação de fachas, painéis, teatro de rua, distribuição de tarjetas.
· Espaços de tertúlia/Poesia em cafés e outros locais públicos subordinados às temáticas do Fórum Social Mundial.
· Pintura de painéis alegóricos por crianças/jovens.

Outras ideias estão em embrião e serão apresentadas na próxima reunião do Comité Dinamizador, a realizar na segunda-feira, dia 3 de Dezembro, pelas 21.00 horas, nas instalações da delegação de Penafiel do Sindicato dos Professores do Norte (frente às piscinas de Penafiel).
Contamos com a tua presença!

POR UM OUTRO MUNDO MELHOR!

2 comentários:

FSM-Penafiel disse...

FSM-Penafiel disse...
"A POBREZA - UMA PREOCUPAÇão social"

Amigos Foristas,

Proponho, aliás como já o tinha feito nas reuniões preparatórias do Fórum Social Mundial de Penafiel, um debate sobre a Pobreza que ponha a nú as consequências nefastas das politicas actuais para a população. O distrito do Porto é aquele onde aumentou mais o numero de pobres.Quase 40% do total nacional de familias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, e os baixos salários colocam 19% dos trabalhadores em risco de pobreza.
No Concelho de Penafiel, existe também essa pobreza encoberta, de pessoas que estão endividadas e que perderam os seus empregos,e estão em risco da indigência! Falo de uma pobreza envergonhada.O Nosso concelho tem sido o reflexo da actual crise que o país atravessa! inumeras fabricas
têm sido encerradas nos ultimos anos tanto em Penafiel como nos concelhos limitrofes, e ninguém sabe como vivem essas pessoas que foram deitadas ao desemprego! Todos sabemos que o Vale do Sousa passou muito rápidamente de uma economia ligada ao sector primário de actividade para um sector secundário e terciário, e muitas familias que se encontram actualmente no desemprego não vêm outra forma de se auto-sustentarem senão a emigração para a Galiza, ou então regressar à míngua do cultivo dos pequenos quintais familiares, para que a miséria seja encoberta parcialmente!
Na cidade do Porto, os trabalhadores com salários muito baixos e precários e que se encontram endividados já começaram a recorrer à distribuição de alimentos nos bancos alimentares contra a fome, mas no Vale do Sousa existem organizações com esta preocupação? A explosão de procura de bens alimentares é tal que o Banco Alimentar tem em lista de espera 100 instituições que pediram alimentos para distribuir! E no Vale do Sousa? como é? Não ha miséria?

Caros Amigos Foristas,
é tempo de "olharmos", pelo que significa o termo: (ver com mais atenção), sobre o que se está a passar à nossa volta, e não fazermos o papel da "Avestruz" (esconder a cabeça debaixo da areia!) Se assim o fizermos
daremos um grande contributo a este Fórum e ao maior esclareciemnto as pessoas sobre o nosso concelho!

Grande Abraço,
Paulo Teles Lemos Silva.

26 de Novembro de 2007 9:41

Anónimo disse...

Com combinado aqui deixo registado as minhas ideias, agora já mais organizades e realizáveis.
O que propuz na reunião anterior, e o qual foi aprovado, foi oraganizar 3 sessões d epoesia em três espaços distinto: Café da Sociedade, Bar do Lago e bar LB frente ao liceu. essas sessões seriam organizadas da seguinte maneira: selecionava-se alguns poemas (fiquei responsável por isso), eu e outros elementos a convidar faríamos a leitura/ récita e ainda haveriam poemas espalhados pelas mesas para que impulsivamente quem quiser ler o faria. Fiquei ainda de convidar alguem que pudesse acompanhar com guitarra ou outro.
estas sessões seriam semanalmente, logo do início de Janeiro até á data do Fórum.
Estas são as ideias que posso concretizar.
Abraços